terça-feira, 21 de outubro de 2008

O povo diz: Icapuí rumo a Caiçara


Conheça um pouco da sua hitória.

A história de Icapuí, Começa quando era apenas uma pequena vila, conhecida como Caíçara, que significa cerca de galhos, que era usada para proteger as tribos dos índios.

No dia 30 de Dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí, corruptela da palavra “Igarapuí” que dar o significado, coisa ligeira. Icapuí como é chamado hoje, tem o significado de Canou Veloz.

No inicio Icapuí tinha pouco Habitantes. Depois com o passa dos tempos, a população foi aumentando e da ir aconteceu a primeira tentativa de torna-la município, com a enorme ajuda do Dr Orlando Rebouças e Marcondes Oliveira, em 1957, onde não foi possível devido forças políticas contrarias na época.

Apois vinte anos se passa foi feita outra tentativa, um grupo de Icapuíeses liderado por José Aírton Félix Cirilo da Silva com o apoio da comunidade, conseguiu tomar Icapuí, município, desmembrando-o política e administrativamente de Aracati, a parte de 22 de Janeiro de 1984.

A sua independência política aconteceu através de de plebiscito, quando a população decidiu ser a melhor alternativa a ser tomada, Logo após a resposta afirmativa, foi escolhido o representante do povo para administra o município, sendo o baluarte José Airton Félix Cirilo, (PT).

Icapuí após um grande período de administração, foi se tornando uma cidade com um crescimento e valores reconhecidos, tendo sua preocupa voltada a educação, dando assim um nível de qualidade buscando sempre convênios com outros órgãos, que podia oferecer know how, como UFC, UECE, etc. E na área de saúde são 10 postos que prestam atendimento a população e um hospital municipal com plantão de 24 horas. Aqui mortalidade infantil tem os menores índices: 12 por mil nascidos vivos.

A cidade também tem um privilegio de ter varias atrações turísticas, e com o compromisso serio de sua administração tento os seus valores reconhecidos em todo o território nacional.

Agora deixo uma pergunta: O por que de Icapuí rumo a caiçara ?

3 Comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que, Icapui não rumo ao progresso.

Anônimo disse...

Isso mesmo, desde sua gestão passada não teve nenhum, imagina agora!!!

Anônimo disse...

Icapuí tava precisando de uma notícia dessas ai mesmo, já que as pessoas se deixo levar por palavras, então ai pra eles ver como vai fica ICAPUÍ.

  ©.

INICIO