sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Policiais em pé de Guerra


São Paulo vira campo de batalha entre as polícias Civil e Militar e José Serra culpa o PT.

O Comando da Policia Militar de São Paulo reprimiu violentamente uma manifestação pacífica da Policia Civil por melhores salários na tarde de ontem, 16.

Os manifestantes se dirigiam ao Palácio dos Bandeirantes para entregar pessoalmente suas reivindicações ao governador José Serra, quando foram rechaçados pela Polícia Militar, que não economizou bombas de efeito moral, cassetetes e balas de borracha para impedi-los. Muitos saíram feridos no confronto. Uma cena dantesca, mostrando o raio-x de uma cidade carcomida pela incompetência administrativa que se instalou em São Paulo com a dupla dinâmica Serra e Kassab.

Mas a cena mais chocante ainda estava por vir. Foi quando o (des) governador resolveu conceder uma entrevista exclusiva ao Luís Datena, do Brasil Urgente, responsabilizando o Sindicato dos Corretores de Imóveis, CUT, deputados e militantes do PT pelo caos administrativo. Uma irresponsabilidade sem limites de um político que governa a maior cidade da América Latina e pleiteava ser o presidente da República.

Primeiro – disse ele – os Comandos das Polícias Militar e Civil estão em segurança aqui comigo, no meu gabinete, muito unidos neste momento. Obvio. Enquanto os lacaios se matavam os “comandantes” discutiam, em segurança, quem seria responsabilizado.

Segundo – continuou ele ( já tendo encontrado o bode expiatório de sua incompetência) – os manifestantes são uma pequena minoria, tem muito mais pessoas ligadas ao PT do que manifestantes. É uma manifestação político-partidária, estamos em campanha eleitoral. Tem deputados do PT tirando uma casquinha, tem o pessoal da CUT, todos estão envolvidos nessa baderna, Datena – concluiu.

Pronto! O cidadão tentou tirar dividendos políticos de uma situação deplorável, um enfrentamento violento ordenado por ele, originado pela sua estapafúrdia declaração de não negociar com grevistas. Senhor Governador, seria melhor que Vossa Excelência assumisse seus erros em vez de ficar procurando culpados, ou tentar, de forma vergonhosa, transformar o caos administrativo de sua gestão em fato político para beneficiar seu candidato.

José Serra cometeu um erro grotesco ao associar a violência desencadeada pela sua polícia à questões eleitoreiras e ao PT. Espero que a população de São Paulo saiba dar o troco nas urnas.
Foto menor: Grizar Junior/Futura Press

Seja o primeiro a comentar

  ©.

INICIO